ES   PT   EN
LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE

SALA DE IMPRENSA > Discursos do presidente

Discurso do Dr. Daniel Maximilian Dá Costa na abertura dos IX Quality Summit.
Equador, Brasil, Bolívia, México e Peru - 2016.

Damas e cavalheiros

Muito boa tarde a todos!

Em nome da Latin American Quality Institute, sejam todos bem-vindos à nona edição do Quality Summit..

É altamente gratificante observar esta tarde rostos conhecidos, rostos de líderes empresariais que novamente estão conosco este ano e que continuam transitando no caminho da Qualidade Total e da Excelência; e é ainda mais satisfatório observar hoje novas participações de empresas modelo que decidiram dirigir suas gestões por volta de uma nova era na Qualidade Total, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade Corporativa. Muito obrigado por unir-se à Latin American Quality Institute, muito obrigado por serem empresas de qualidade.

Devo dizer que esta notável participação não é estranha nos países latino-americanos, cujo setor empresarial se adapta perfeitamente às dinâmicas e demandas do mercado atual, avançando, crescendo, inovando e marcando a pauta.

Amigos empresários, neste encontro extraordinário no que destacamos os esforços e a gestão corporativa que promovem ações em busca da Qualidade Total e da Responsabilidade Social, isto é, a responsabilidade que temos com a sociedade e com nosso meio ambiente, quero aproveitar para chamá-los à reflexão:

Vivemos em uma época convulsionada por mudanças dramáticas em nosso meio ambiente, que desataram, não apenas em nossa região, mas também no mundo inteiro, terríveis desastres naturais que levaram muitas famílias ao luto. As forças da natureza são imprevisíveis e implacáveis. São um poder impossível de controlar e que, quando chegam, só nos resta, como seres humanos, submeter-nos a sua fúria. Entretanto, há forças naturais contra as que sim podemos lutar, através da prevenção oportuna e organizada, executando ações concretas desde diferentes áreas da sociedade.

Uma destas forças implacáveis são os efeitos da mudança climática, problemática que se tornou prioridade nas agendas dos estados, sociedade civil e também do setor empresarial. Nós, da LAQI, estamos extremamente preocupados com este enorme problema a nível mundial que exige imediata atenção. Como o disse o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, durante a assinatura do Acordo de Paris, “estamos em uma carreira contra o tempo”. As ações devem ser tomadas no hoje e o agora. Não há tempo que perder.

A LAQI segue os esboços da responsabilidade social através de nossa participação e renovação de compromissos éticos e corporativos em diferentes encontros, convenções e iniciativas orientadas à proteção do planeta, tais como: COP20, COP21, Climate Summit 2014 e Rio+20. Nosso objetivo como organização internacional que promove a Qualidade Total e fomenta as boas práticas empresariais é que nossas companhias membros repliquem esta vontade e transmitam este impulsiono em seus países de origem. Assim é como faremos da busca da qualidade uma poderosa corrente que se estenda por todo o círculo.

Devemos lembrar que não existe a responsabilidade social se não assumirmos políticas claras e efetivas para o cuidado ambiental do espaço onde nos desenvolvemos. Não existe empresa responsavelmente comprometida se não for consignado dentro de suas práticas internas e externas novas e renovadas estratégias perduráveis que evidenciem seu compromisso com a sociedade.

Nesse sentido, temos o prazer de constatar que todas as mais de 3 mil empresas integrantes em nossa rede em toda a América Latina sejam companhias comprometidas com este fim.

Parabéns por isso. Avancemos, renovemos e contagiemos outras companhias com esse compromisso tão transcendente e que tanto diz sobre a governança ética e efetiva de uma organização líder.

Empresários líderes de todos os setores hoje presentes, governamental, privado e educativo, obrigado por acreditar que a sustentabilidade corporativa se obtém com ações de valor em longo prazo, que finalmente fortalecem a confiança de todos seus grupos de interesse. Esse é o verdadeiro sucesso.

Hoje, neste importante encontro, iremos oferecer poderosas ferramentas de gestão, que formam o conceito de Qualidade e Responsabilidade Total. Quero convocá-los, damas e cavalheiros, amigos empresários, a tomar essas ferramentas e as incorporem em seus negócios. Deem exemplo de sustentabilidade e liderança em um mercado crescente onde cada vez é mais difícil brilhar, devido à feroz competência que aparece dia a dia, e onde a responsabilidade total, a ética empresarial e as boas práticas podem marcar a diferença.

Continuemos percorrendo juntos o caminho para a Qualidade Total e a excelência. Façamos crescer ainda mais esta rede que já conta com mais de 3 mil companhias líderes de diferentes setores em 19 países da América Latina. Desfrutem da jornada que preparamos para todos vocês.


COMPARTILHAR

Discurso do Dr. Daniel Maximilian da Costa na abertura dos VIII Quality Summit.
Equador, Brasil, Bolívia, México e Peru, 2015.

Damas e cavalheiros,

Boa tarde!

Bem-vindos à oitava edição do Quality Summit. Obrigado por unir-se à Latin American Quality Institute.

É realmente um prazer estar novamente aqui para realizar este encontro que a cada ano demonstra sua importância no cenário dos negócios no país. Estou ansioso por trabalhar com as empresas, com cada um de vocês, para gerar os benefícios que conhecemos que são possíveis (benefícios que pude visualizar em primeira mão).

Damas e cavalheiros, a LAQI se tornou a maior e mais ambiciosa iniciativa do mundo em sua categoria. Qualidade e Responsabilidade Social se unem para formar um conceito de Sustentabilidade Corporativa que está se transformando em um exemplo para empresas de todo a América Latina.

Em um primeiro momento, a LAQI foi impulsionada unicamente pela Responsabilidade e a Ética. Pedimos às empresas apenas que fazer o correto. Ambas continuam sendo uma força impulsora, mas hoje em dia, a comunidade empresarial está chegando a entender que os Princípios e os Lucros são duas caras da mesma moeda.

Esta tomada de consciência não podia estar acontecendo em um melhor momento. Esta é uma época de mudanças na ordem mundial. A riqueza e o poder econômico estão mudando as economias emergentes. Os mesmos negócios, como resultado dos escândalos de más práticas, da má gestão, enfrentam-se à necessidade de construir e renovar a confiança.

A LAQI pode ser o veículo do qual precisamos para levar adiante esta ambição, este projeto, ao crescimento sustentável, às empresas e aos mercados que trazem benefícios e o progresso social ao mesmo tempo.

Vejo três prioridades diante de nós…

Em primeiro lugar, a liderança. A liderança de todos os presentes esta tarde é fundamental. Corresponde a vocês, participantes e partes interessadas da LAQI, liderar.

Vocês estão na vanguarda da globalização. Vocês podem e devem ter um papel central na manutenção da abertura que depende do desenvolvimento e da prosperidade. Isso significa enfatizar a Qualidade e a Sustentabilidade em suas operações e em suas estratégias de negócios. Mais importante ainda, significa inspirar a outros em uma carreira para o sucesso, o que suporta a pensar diferente a respeito de como e onde investimos, pensar de maneira diferente sobre a criação de mercados do futuro e a criação de oportunidades para o crescimento.

No fim de semana passado, escutei de um grupo de líderes de negócios a necessidade da austeridade e da consolidação orçamentária em um momento de crise. Vou argumentar exatamente o contrário: que NÃO podemos nos permitir o NÃO investir nos mercados em desenvolvimento. O crescimento econômico mundial requer investimento nos mesmos. Devemos fazer o correto e fazer nossa parte. Devemos ter o compromisso de ser parte da solução.

Em segundo lugar, devemos prestar atenção às lições da crise financeira.

As empresas devem se afastar de sua devoção aos benefícios ema curto prazo, o que distorce tanto a contabilidade e as operações diárias. O setor privado deve ir mais à frente, abraçando a criação de valor em longo prazo. Uma cultura ética deve estar integrada nas práticas empresariais. As diferenças entre o correto e incorreto não podem ser ignoradas.

Isso me leva naturalmente à terceira prioridade: abraçar e adotar novas estratégias e ferramentas para este novo período.

A LAQI tem poderosas ferramentas amparadas nas 40+10 ações que formam o conceito de Responsabilidade Total.

Também desenvolvemos novos marcos para a luta contra a corrupção e para o cuidado do meio ambiente; novos princípios para guiar aos negócios no empoderamento das mulheres e o investimento social; ferramentas para erradicar o trabalho escravo; e uma guia de sustentabilidade para as cadeias de fornecimento. Estes novos recursos, combinados com o poder perdurável das 40+10 ações, podem ajudá-los a alcançar maiores níveis de rendimento através da agenda da Qualidade e da Sustentabilidade.

No dia de hoje, vocês terão acesso a muitas destas ferramentas em nosso Módulo Especial denominado Masterminds. Nosso bom amigo Jaime España, especialista Colombiano com larga trajetória em desenvolvimento empresarial, guiará a todos a uma nova perspectiva.

Nosso desafio agora é ampliar de novo nosso compromisso. Mas aqui é onde todos vamos compartilhar o desafio: cada um de vocês está preparado para ser certificado hoje, e cada um de vocês tem um efeito multiplicador poderoso.

Lembremo-nos: devemos manter em alto nosso compromisso com a Qualidade Total.

Damas e cavalheiros, enquanto eu estiver pedindo que tomem a iniciativa, não estarão sozinhos.

Para as empresas governamentais aqui presentes, digo: renovem seu compromisso com a transparência e a regulação inteligente. Aos investidores, digo: abracem os princípios para o investimento responsável e integrem as questões de governança ambiental, social e empresarial na tomada de decisões financeiras. À comunidade acadêmica: incorporem a ética empresarial mais plenamente em seus programas básicos, de acordo com as 40+10 ações, em especial o Módulo relacionado à Qualidade Educativa. Para os líderes da sociedade civil: continuem sua função vital de "vigilantes" e, ao mesmo tempo, procurem mais alianças com o setor privado.

Referente a nós mesmos, da LAQI, permitam-me garantir que a LAQI está evoluindo para cumprir com sua parte do trato. Nossa forma de pensar também mudou.

Em 2008, ano da primeira edição do Quality Summit, fomos apenas um pequeno grupo de 12 líderes empresariais reunidos aqui para lançar esta iniciativa. Hoje em dia, contamos com mais de 200 empresas participantes em cada país e quase 3 mil em toda a América Latina. Nossa esperança é criar um movimento verdadeiramente transformador.

Nosso objetivo é chegar a um ponto de inflexão por volta de uma nova era na Qualidade, na Responsabilidade Social e na Sustentabilidade Corporativa. E nosso compromisso é fazer tudo isto enquanto mantemos a integridade da iniciativa. Trabalhamos muito forte para promover essa iniciativa e aproveito para agradecer aos meios de comunicação aqui presentes que nos ajudam nesta tarefa em 19 países.

O impulso já foi gerado. Sejamos todos artífices de um futuro mais sustentável e brilhante. Espero que possamos continuar trabalhando juntos no caminho e no destino necessário.

Conte sempre com a LAQI e comigo, da mesma maneira que conto com sua liderança e compromisso por um futuro melhor para todos.


COMPARTILHAR

CONTACT US

Vía Ricardo J. Alfaro, The Century Tower Of. 401-03 Ciudad de Panamá - República de Panamá
T:(507)8365489 | Fax:(507)360-5400
E-mail: info@laqi.org | info@laqualityinstitute.org
www.laqi.org

Copyright © 2017 LAQI Latin American Quality Institute. All rights reserved.